A Finlândia e os finlandeses vistos pelos olhos de uma Brasileira.Dicas de viagem, trabalho, notícias e turismo.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Fernanda.
12 anos depois (...)
Fernanda está com 12 anos. E é uma mocinha com infinitas qualidades, e que temos que tentar achar um defeito;Ao contrário de mim, que sou uma mocinha não tão "qualificada" por assim dizer. Mas ela, é melhor que eu, mais esperta, e tem muito mais discernimento também. Minha mãe sempre me dizia ( ou me obrigava).."Faca por que sou sua mãe, ou faca porque eu estou mandando!!" Me fazia entender, que eu na qualidade de filha, não podia retrucar, pensar ou até mesmo ser amiga. Era mãe e eu filha. Nem me lembro quantas veraddeiras batalhas travei com ela. Agora mais velha, minha mãe, ( penso eu) revê seus conceitos educacionais.
Fato é que os "erros" que eu achava que minha mãe tinha comigo, eu tento não ter com a Fernanda, e consequentemente os "erros" que eu tive com minha mãe, não serão por mim sofridos ( agora que a mãe sou eu).
Fernanda é minha grande amiga,e eu dela. Somos confidentes. Adoro cada vez que ela volta da escola cheia de coisas e novidades. Adoro ser a mãe, que as amigas dela gostariam de ter, adoro ler junto com ela antes de dormir, amo a confianca, amizade e amor que temos uma pela outra.
Hoje meu medo é outro.
Quero me tornar desnecessária.
Mais aquela mãe desnecessária amada ...
Aquela que deixa os filhos voarem, mas que sabe que de onde eles estiverem, eles vão me ligar, e dizer que me amam..
Aiaiaiaiia, Como ser uma mãe desnessessariamente amada?? Se for dando amor, muito amor...Acho que chego lá.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Consciência Ambiental e igualitária.


sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Criancas de primeiro mundo.
Situacão...
Enquanto nossa casa, não fica pronta, alugamos um apt., numa area bem baratinha.Por aqui existe até roubo, aqui no meu prédio, já foram roubadas 4 biciletas ( sim isso acontece na finlândia ,viu??)Então avisei a filha: Fê, depois que vc usar a bicicleta coloque-a no varasto ( quarto da bagunca que fica na garagem),nunca a deixe fora do prédio, nem se estiver trancada, pois já houve casos de roubo, com as bikes trancadas ok?? Tá mãe..... tá mãe...
Ontem, roubaram a bicicleta dela, primeiro ela ficou super triste, depois voltou super feliz da escola e disse que queria uma nova de natal.
Eu que sou má disse que NÃO, NÃO NÃO.Que só teria outra no próximo verão, que ela passaria o inverno todo Á PÉ!!
"Pq mãe??" Nao foi minha culpa...
Defato , a culpa não foi dela, poderia ter acontecido comigo,mas todos os dias eu avisava, tira sua bicicleta lá de fora, nunca tirava, parece que foi Deus que mandou alguém roubar, para ter na vida uma licão...A vida não é fácil nem simples, não é vc pedir e vc terá, principalmente se não zela pelas coisas... (fim da situacão)
No final ela entendeu, que ela teria que sentir a consequência do ato de não ouvir e respeitar a mamãe dela. Resultado, vai para escola á pé debaixo de neve..pena eu?? Pouco, apenas fortale-co o carater dela!!!Bike nova só no próximo verão....e Assim é criada uma filha de brasileira, no país da facilidade e da tecnologia.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Filhotes
Esta é nossa família, até agora.Maridão sempre colocou pressão para filhos, quando engravidei da Julia, chorei de medo de ser mãe denovo depois de 10 anos, e ter que criar minha filha em outro país.Ismo chorou de felicidade.é o melhor pai ( para ambas)que as meninas podiam ter.Paciente, protetor, correto, justo, e um ótimo educador ( gracas aos meus sogros que souberam educá-lo direitinho). Sem dúvida, sou muito feliz com esse maridão. Porém...maridão quer mais, e quer logo! Quer para ontem....E eu como sempre com medinho...será que vai?
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Móveis
Queria minha cozinha com os eletrodomésticos cromados ou em aluminio, ms cheguei a conclusão tbém, que com criancas, é mais dificil, visto que cada vez que a julia fosse abrir a geladeira as difitais ficariam na porta, segundo o vendedor, os cromados não ficam ou deixam marcas ( ledo engano)..Acabei optando por uma linha super moderna da eletrolux e AEG mas BRANCA.
Tudo muito Moderno e elegante.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Marido bom!
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Pausa para o verão
segunda-feira, 7 de julho de 2008
Internet e crimes na net
No país da tecnologia , internet, até cadeia dá !!! Olho vivo...
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Mão de obra.

A saga da feijoada


quarta-feira, 2 de julho de 2008
Crianca Apronta cada uma...

sábado, 21 de junho de 2008
Naantali




- Sokos Hotel, 3 estrelas, agradável: http://www.sokoshotels.fi/SokotelWeb/Sokotel.portal?&siteLang=en
No site do SPAHotel TEM TODAS AS ATIVIDADES que pode-se fazer em Naantali. As meninas, adoraram ir ver o Muumi. Pára! O que é Muumi??
Bom, os U.S.A tem a disney com o Mickey. A Finlândia tem a Muumilandia, com o Muumi. É um personagem muito famoso por aqui e pelo Japão. Tanto que tinha vários japonesinhos por lá.Não sei dizer se no resto do mundo é famoso ou não. Só sei que por aqui, crianca finlandesa que se preze, tem que ter alguma coisa do Muumi ( brinquedo,caneca, prato, roupa, que por sinal, não são nada baratos!!). Ismo tbém gostou de ver o personagem de suas estórias infantis ( ele já via o muumi, na época dele).O mais engracado foi a julia gritar, quando ele veio dar o abraco nela. Ela gritou em português: MUUMI, NÃO, NÃO, NÃAAAAAAOOOOOO !!!!!
Foi muito engracado! Mas longe dele, ela queria chegar perto.Perto, ela ficava com medinho. Fato é que o parque do Muumi, fica numa bela ilha e vc precisa de no mínimo 4 horas para conehcer e percorrer tudo! As meninas ficaram a tarde toda em ritmo de extâse. Correndo, brincando. Voltando ao Hotel ainda tiveram pique para as piscinas MA-RA-VI-LHO-SAS !!
Feriado, bom demais!! e Dica dada, é dica anotada heim??
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Identidade...
sábado, 31 de maio de 2008
Religião
Espiritualistas e espiritas ( lembrando que são bem diferentes )não é considerado religião. Explicando: Claro que existem pessoas espiritas e espiritualistas, e na sua grande maioria estrangeiros, ou seja não entra para o censo oficial, eis a razão por nem sequer existir uma porcentagem para espiritas e espiritualistas, estrangeiros podem exercer sua religião com toda liberdade, mas FINLANDESES precisam estar inseridos em um grupo e fazer esse grupo "acontecer" senão, perante as autoridades e censos, apenas não existe.
Pausa para voltar no tempo...
(...) Antes do luteranismo e cristianismo chegarem por essas bandas, os vikings tinham muitos deuses, enfim,a mesma história do mundo inteiro. Antes politeítas e depois monoteístas. Mas por aqui pela Finlândia, eles assumiram o luteranismo como uma forma evolutiva de ser, ou seja crer em espiritos ou seria retroceder no tempo em que as bruxas da floresta e dos mares eram responsáveis pelas grandes glórias e desgracas, ou seria uma tentativa ridícula de "inventar" uma nova religião. Coisa que a grande maioria não estava com disposicão. Ou seja, preferiram abracar a causa do jovem e destemido lutero, que pelo menos essa os livrava de pagar dízimo para sua igreja e senhor, os livrava de rezar para santos e os livrava de acreditar naquele Deus mal e vingativo, que até então a religião católica pregava (...)
Voltando...
Eu sou espirita, Ismo sabe disso, a familia dele AGORA sabe disso tbém. Antes não sabiam não. Pq espantar e adquirir antipatia de cara?? Sendo que meu marido foi criado em uma familia muito, muito, muito religiosa?? Depois de me conheceram e virem que não sou bruxa, tão pouco pratico bruxaria, eu poderia ser o que quisesse, que eles iam me amar e respeitar como sempre fizeram. Me sinto mais a vontade agora, em poder sentar e trocar experiências e conhecimentos sobre nossas religiões, no final das contas, ganhei grande admiracão pelo luteranismo e pelo menos na minha familia se aprendeu que espiritas não são bruxos.
Pausa para falar sobre minha experiência com o espiritismo
(...) Vim de uma familia que se diz católica ( como muitas, que são mas não praticam a religião), minha avó era católica de praticar a religião e a caridade.Ela morreu. E eu cresci e esqueci que Deus existia, para quê pensar em algo que não fazia parte da minha vida concretamente? Não podia pegar, sentir Deus, logo..ele não existia. Aos 18 anos descobri o espiritismo de uma forma muito emocionante real e especial ( um dia conto). Se uma mesa girasse na minha frente, eu não ia acreditar, ia pensar que foi truque, tão descrente que era. Fato é que aconteceu algo tão incrivel, que tive que dar meu braco a torcer. Comecei a estudar o espiritismo, com o intuito de achar alguma contradicão. Se passaram 12 anos..e cada vez mais me "auto-ilumino". Tive a oportunidade de conhecer bons e maus espiritas, como bons e maus cristãos, como bons e maus evangélicos e etc...Penso que se tivesse conhecido de cara, os "maus" espíritas, não entenderia a filosofia. E logo cairia no ponto de partida... "Que me importa Deus??"...
Há, lembrando....espiritas acreditam sim, que o que se faz nessa vida, se paga por aqui mesmo, viu?? Sendo assim, acredito que Deus me deu "dois grandes cavalos para montar". O primeiro foi engravidar aos 18 anos, e com essa gravidez descobrir o espiritismo ( obrigada tia ALICE !!!), daí comecar um processo de melhora, o segundo foi encontrar Ismo, meu marido, Um homem de Deus, que lá dentro da sua religião respeita e segue as leis de Deus e me mantém e me ensina cada vez mais sobre o caminho correto. Minha segunda grande chance!!! Essas duas pessoa juntas estão do meu lado para me fazer evoluir, pq elas já estão a muitos anos luz na minha frente.
Voltando....
Aqui na finlândia, não frequento nenhum centro espirita e ainda não encontrei nenhum que me faca sentir bem ou me desperte o trabalho por ele. Sendo assim leio muito, pratico a caridade ,fazemos o evangelho todo o domingo em casa,e quando tem algum seminário por aqui ou por essas bandas, faco o possível ( dentro das minhas limitacões) para estar lá. Não tenho pretensões ( ainda) de fundar um centro, tão pouco de motivar pessoas para o espiritismo. Até pq o espiritismo não faz isso, nao se chama ninguém. Quem descobre o espiritismo acaba trabalhando por ele, é algo natural... até para os mais céticos. Afinal é uma religião que anda junto com a ciência, que considera a teoria de Darwin, e acha bem bonita a história de adão e Eva.Mas enfim...não importa o caminho..desde que nos levem a Deus!
p.s: Meus amigos ateus, vão odiar esse post....:)))
sexta-feira, 23 de maio de 2008
No gelo.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Leite condensado
1 xícara chá de leite em pó- Jauhemaito ( vc encontra no Prisma, city-market e o fabricante é VALIO)
1 xícara chá de açucar cristal-sokeri
1/2 xícara chá de água fervente -
Coloque no liquidificador a água fervente, o leite em pó e o açúcar.
Bata até dar a consistência de leite condensado.
Rend: 340g.
Pronto com essa receita vc faz seus pudins, brigadeiros, docinho de cocos, pavês, drinks....Enfim, tudo que vc quiser :)))
Queria levantar uma observacão, aqui na Finlândia o leite é de altíssima qualidade e para quem chegar por aqui vai encontrar leite em pó ( maravilhoso!!), desnatado, normal, com gordura, com proteina, com extra calcio.
Engracado é que quando me mudei, pensei que aqui não "existia" muita coisa, descobri que existe muita coisa sim e descobri as outras que os finlandeses têm a nos oferecer.
Marimekko e Alvar Aalto
Marimekko deu sorte ! Armi Ratia era uma mocinha, dona de uma estamparia de fundo de quintal, quando caiu nas gracas de Jack Kennedy. Jackeline Kennedy usou alguns vestidos feitos por ela. Bastou para a mocinha sair do fundo de quintal e ter sua industria têxtil. Armi foi mais inteligente do que talentosa, tratou de formar uma equipe de jovens designers, que criaram estampas, até hoje famosas pelo mundo afora. Até gosto de algumas estampas. Mas penso que se ao invés de Armi Ratia, Jackeline K. tivesse ido ao nordeste e se encantado pelas belíssimas "xitas" com suas grandes e coloridas flores, Hoje o mundo todo ia achar estampa de "xita" o ó..da elegância. Gosto de algumas estampas Marimekko e gosto de algumas "xitas" do Brasil.
Alvar Aalto, esse sim, foi visionário e talentoso, é o Niemayer da Finlândia, maior arquiteto ( na minha opinião) e melhor representante da arquitetura finlandesa pelo mundo. Ele não só criou prédios, como também móveis, cristais, fez clássicos que são símbolo de elegância e finesse no mundo todo. Visionário, pq criou pecas ( ex: mesa tulipa) em 1940, que são super modernas e clean em 2008.
Quem vier um dia a Finlândia e quiser comprar um souvenir honesto e de alta classe ( afinal, pelo Brasil só os ricos tem uma nocão do que é Marimekko e isso pq algumas pecas da empresa apareceu pela Daslu ano passado).Super recomendado: Marimekko e vaso Aalto vulgo, vaso savoy. Chiquérrimo !!!!!
Dei de presente de casamento para minha prima uma luminária Aalto, mas nunca contei a história. Interessante é a ligacão que a ARTEK ( empresa de designer fundada por Aalto) com materiais ecologicamente corretos, desde sua criacão. Ou seja nada de modismos...