sábado, 15 de junho de 2013

é educado....

A educacão do finlandes é um pouco diferente da nossa, por exemplo na cabeca de um finlandes é educado dar "paz" a outra pessoa. No escritório por exemplo ninguém vai te perguntar como foi o final de semana na segunda feira, eles vão te dar um bom dia e só! E estou me referindo aos mais educados, muita gente nem bom dia dá. A cabeca de um finlandes funciona mais ou menos assim : "Porque eu vou perguntar para meu amigo como vai a familia ou as criancas?" Ele é meu amigo, se ele quiser ele fala!!" Aí fica aquela coisa, eu não pergunto, ele não pergunta e nós curtimos nossa paz inerior, nossa amizade e consequentemente nunca brigamos hahahah. Brincadeiras á parte, existem os matracas finlandeses viu?
Me lembro de uma vez que uma colega de trabalho viajou comigoe  disse na minha cara.." Pq as pessoas simplesmente não viajam caladas??" e eu respondi em português sorrindo: "Pq as pessoas simplesmente não transam mais??" ( claro que ela não entendia portugês...rs).

MAS, CONTUDO, ENTRETANTO.... Em 2012 circulou pelos outdoors de Helsinki uma campanha " fale com as pessoas!!" Exatamente, parece um absurdo, mas é verdade. Uma campanha para influenciar as pessoas a falarem com as outras no onibus, no metro, no bonde. Bem vindo á Finlândia.

Ser educado por aqui é comer sempre com o garfo na mão esquerda, não importa que o cabra faca tudo com a mão direita, na hora de comer ele come com a esquerda, é ensinado na creche para as criancas. E detalhe: Virando o garfo ao contrário...rs, mas sabe que no final de toda essa operacão para comer, fica um charme?
Depois de comer é educado sempre dizer obrigado (kiitos) a pessoa que te ofereceu comida. Lembre se que a Finlandia é um país que teve muitas guerras e até hoje comida é muito caro por aqui, ninguém oferece nada para ninguém, e quando oferecem seja agradecido.

Nenhum comentário: