sábado, 31 de maio de 2008

Religião

Por aqui segundo dados oficiais: a maior parte dos finlandeses (83,3%) são membros da Igreja Luterana da Finlândia, com uma minoria de 1,1% pertencente à Igreja Ortodoxa. As duas são igrejas oficiais do estado. O resto consiste em grupos relativamente pequenos (1,1 no total) de outros protestantes, católicos romanos, muçulmanos, judeus, e 14% não-religiosos.



Espiritualistas e espiritas ( lembrando que são bem diferentes )não é considerado religião. Explicando: Claro que existem pessoas espiritas e espiritualistas, e na sua grande maioria estrangeiros, ou seja não entra para o censo oficial, eis a razão por nem sequer existir uma porcentagem para espiritas e espiritualistas, estrangeiros podem exercer sua religião com toda liberdade, mas FINLANDESES precisam estar inseridos em um grupo e fazer esse grupo "acontecer" senão, perante as autoridades e censos, apenas não existe.

Pausa para voltar no tempo...
(...) Antes do luteranismo e cristianismo chegarem por essas bandas, os vikings tinham muitos deuses, enfim,a mesma história do mundo inteiro. Antes politeítas e depois monoteístas. Mas por aqui pela Finlândia, eles assumiram o luteranismo como uma forma evolutiva de ser, ou seja crer em espiritos ou seria retroceder no tempo em que as bruxas da floresta e dos mares eram responsáveis pelas grandes glórias e desgracas, ou seria uma tentativa ridícula de "inventar" uma nova religião. Coisa que a grande maioria não estava com disposicão. Ou seja, preferiram abracar a causa do jovem e destemido lutero, que pelo menos essa os livrava de pagar dízimo para sua igreja e senhor, os livrava de rezar para santos e os livrava de acreditar naquele Deus mal e vingativo, que até então a religião católica pregava (...)

Voltando...

Eu sou espirita, Ismo sabe disso, a familia dele AGORA sabe disso tbém. Antes não sabiam não. Pq espantar e adquirir antipatia de cara?? Sendo que meu marido foi criado em uma familia muito, muito, muito religiosa?? Depois de me conheceram e virem que não sou bruxa, tão pouco pratico bruxaria, eu poderia ser o que quisesse, que eles iam me amar e respeitar como sempre fizeram. Me sinto mais a vontade agora, em poder sentar e trocar experiências e conhecimentos sobre nossas religiões, no final das contas, ganhei grande admiracão pelo luteranismo e pelo menos na minha familia se aprendeu que espiritas não são bruxos.

Pausa para falar sobre minha experiência com o espiritismo

(...) Vim de uma familia que se diz católica ( como muitas, que são mas não praticam a religião), minha avó era católica de praticar a religião e a caridade.Ela morreu. E eu cresci e esqueci que Deus existia, para quê pensar em algo que não fazia parte da minha vida concretamente? Não podia pegar, sentir Deus, logo..ele não existia. Aos 18 anos descobri o espiritismo de uma forma muito emocionante real e especial ( um dia conto). Se uma mesa girasse na minha frente, eu não ia acreditar, ia pensar que foi truque, tão descrente que era. Fato é que aconteceu algo tão incrivel, que tive que dar meu braco a torcer. Comecei a estudar o espiritismo, com o intuito de achar alguma contradicão. Se passaram 12 anos..e cada vez mais me "auto-ilumino". Tive a oportunidade de conhecer bons e maus espiritas, como bons e maus cristãos, como bons e maus evangélicos e etc...Penso que se tivesse conhecido de cara, os "maus" espíritas, não entenderia a filosofia. E logo cairia no ponto de partida... "Que me importa Deus??"...
Há, lembrando....espiritas acreditam sim, que o que se faz nessa vida, se paga por aqui mesmo, viu?? Sendo assim, acredito que Deus me deu "dois grandes cavalos para montar". O primeiro foi engravidar aos 18 anos, e com essa gravidez descobrir o espiritismo ( obrigada tia ALICE !!!), daí comecar um processo de melhora, o segundo foi encontrar Ismo, meu marido, Um homem de Deus, que lá dentro da sua religião respeita e segue as leis de Deus e me mantém e me ensina cada vez mais sobre o caminho correto. Minha segunda grande chance!!! Essas duas pessoa juntas estão do meu lado para me fazer evoluir, pq elas já estão a muitos anos luz na minha frente.

Voltando....

Aqui na finlândia, não frequento nenhum centro espirita e ainda não encontrei nenhum que me faca sentir bem ou me desperte o trabalho por ele. Sendo assim leio muito, pratico a caridade ,fazemos o evangelho todo o domingo em casa,e quando tem algum seminário por aqui ou por essas bandas, faco o possível ( dentro das minhas limitacões) para estar lá. Não tenho pretensões ( ainda) de fundar um centro, tão pouco de motivar pessoas para o espiritismo. Até pq o espiritismo não faz isso, nao se chama ninguém. Quem descobre o espiritismo acaba trabalhando por ele, é algo natural... até para os mais céticos. Afinal é uma religião que anda junto com a ciência, que considera a teoria de Darwin, e acha bem bonita a história de adão e Eva.Mas enfim...não importa o caminho..desde que nos levem a Deus!

p.s: Meus amigos ateus, vão odiar esse post....:)))

Nenhum comentário: