domingo, 19 de abril de 2009

Arrumadinho de carne

Quando eu cheguei na Finlândia ( 2005), eu me lembro muito bem, da primeira vez que fui no supermercado sozinha. DESESPERO !! Naquela época eu achava que a Finlândia era um país esquecido no nosso planeta, que nunca mais comeria bem na minha vida ! Engano meu ( ainda bem). Continuo comendo muito bem. E mais....Descobri muitas semelhanças entre a culinária Finlandesa e brasileira. Os finlandeses apreciam muito, também a culinária Brasileira. Receita com fotos do "Arrumadinho de carne"...acho que em finlandês seria uma "espécie" de perunalihalaatiko. Vamos lá:
  1. Primeiro você cozinha 1 kilo de batatas, depois de cozidas adicionar manteiga ( 1 colher de sopa), sal ( 1 colher de chá). e creme de leite ( eu uso creme Frâiche 1 DL). Puré pronto...reserve.
  2. Refogue a carne moída com cebola, alho, sal, pimenta, (sipuli, valkosipuli, suola, pipuri, maustepipuri ja paprika, jos haluat suomalainen mauste). Depois coloque 1/2 pacote do mix de ervilha, milho e pimentão. Cozinhe até secar LEVEMENTE ( deixe ficar um molho ralo)
  3. Em um refractário coloque primeiro o puré, depois a carne, depois presunto ou salame, depois queijo mussarela e finalize com a outra parte do puré. Pincele uma gema. E pronto!
Uma comida super simples, rápida, barata. E que deixa qualquer finlandês encantado e pedindo mais. Afinal tem tudo o que eles gostam, batatas, presunto e carne. Uma salada verde e um vinho tinto. Esse foi nosso almoço de domingo.


Nenhum comentário: