domingo, 29 de janeiro de 2012

Finlândia, um país feminino.

Há ....as mulheres finlandesas !!! Tenho uma admiracão enorme pela forca das mulheres finlandesas, quando bem dosada. A Finlândia é um país feminino ( diferente de feminista). Foi o primeiro país no mundo em que as mulheres tiveram o direito ao voto e uma mulher presidente no poder ( que governou brilhantemente bem juntamente com o ministério que a grande maioria também é mulher). Na época da primeira guerra da Finlândia, se não fosse a forca do exercito de apoio feminino ( LOTTAT), com certeza a Finlândia não teria resistido tão bem, aquela famosa frase "Por trás de um grande homem sempre tem uma grande mulher" aqui na Finlândia não tem vez, pois deveria ser "Ao lado de um grande homem sempre tem uma grande mulher".Enquanto os homens iam para a guerra, as mulheres cuidavam de todo o país, e dos feridos que da guerra retornavam.
Mas voltando ao nosso presente, e falando do que eu acho das mocas finlandesas:

1- São determinadas e independentes. Elas sabem o que querem e não precisam de um homem para "bancá-las" bobear elas bancam os caras. Elas querem ser felizes, casam e descasam num piscar de olhos.
2- São cafonas. Tem mulher elegante aqui? Tem. Mas é duro achar.
3- A auto estima delas é melhor do que a dos homens. Os homens finlandeses se acham o cocô do cavalo do bandido. As mulheres se acham as moscas :).




Enfim, a lista de adjetivos é enorme. Mas meu irmão quando visitou a  Finlândia ficou dividido entre dois sentimentos: O encanto e o medo. Encanto pelos belos olhos azuis e cabelos dourados e medo das gordinhas :)

2 comentários:

Unknown disse...

Abri e li o artigo depois de assisitir uma palestra do Prof. PierLuigi sobre o sucesso do sistema educacional da Finlandia e me assustei o contéudo do mesmo, já que era antagônico á explanação do educador. O próprio título remetia a um enfoque mais produtivo do que o utilizado !
Interessante notar no "artigo" a pontualização de todas as conquistas das mulheres finlandesas , toda a igualdade que desfrutam na sociedade, na política, na economia e na família e depois ler, não sem estranheza, que as mulheres finlandesas não são feministas !!!
Retomando o já citado vídeo do Prof. Pierluigi, o mesmo se referia ao primeiro lugar da Finlândia no mundo, no quesito educação/instrução (através do PISA), salientou o palestrante que, a conquista desta posição invejável no cenário mundial devia-se á dois fatores: ausência de diferença social e o fato do referido país ser essencialmente FEMINISTA ... onde as mulheres eram maioria em cargos de comando e na elaboração de Leis !!!
Aí está a conclusão de um estudioso da sociedade e da educação como um todo, conhecedor de várias culturas e países, pessoa não engessada em preconceitos sociais e conhecedor da semântica das palavras - usando-as de forma correta e sabendo o que realmente significam; afinal, nenhuma pessoa culta diria que feminismo é contrário á feminino !!!
Por fim, resta a máxima, através dos fatos apontados que "realmente as mulheres finlandesas não são feministas, NÃO no sentido de militantes !! pois não há necessidade de o serem, visto toda a sociedade finlandesa já estar socialmente madura para reconhecer o valor da mulher e beneficiar-se de sua liberdade irrestrita de o serem " ou seja , a mulher finlandesa é FEMINISTA no sentido de exercer todas as oportunidades sociais, familiares e profissionais que estão disponíveis no país em igualdade plena !!! Elas não precisam ser militantes feministas porque todos os finlandeses são FEMINISTAS !!!

Unknown disse...

1- Não existe país sem diferenca de classes sociais.
2- A Finlândia não é o país numero 1 em educacão no mundo é o sétimo.

Concordo com vc quando diz, que não precisamos mais do feminismo por aqui, pq as conquistas estão feitas, agora a questão é mante-las. Ao invés das pessoas se preocuparem com feminismo e machismo, o mundo seria melhor se fossemos mais HUMANOS ( O humanismo, rocks!!)
Vai pensando que todos os finlandeses são feministas. :/