sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Religião, povo e costumes

Eu sou espirita. Sou casada com um homem evangélico. Este post é para falar de uma parte da populacão finlandesa que  exerce a religião. Ao contrario do que eu já li em comentário de facebook, a finlândia não possui uma populacão de 90% de agnósticos ou ateus ( segue o link para quem quiser ver os fatos :USKONTO) mas sim é formada por 76,4% de evangélicos. Uma coisa é fato, muitos não exercem a sua religião, outra coisa é fato: Finlandeses são extremamentes lógicos, são movidos pela lógica.A lingua finlandesa é uma lingua lógica! Aprendi finlandes e me formei como tradutora em 4 anos ( sou uma anta!! Pq em 1 ano é possivel aprender sem fluência, se vc for uma pessoa que gosta de seguir REGRAS .:P) Mas enfim, o post é para falar sobre os que seguem a religião. Uma vez eu escrevi um post sobre a mulher finlandesa e alguém disse "nunca ouvi tanta bobagem junta!" Essa pessoa está certíssima. Existe um mundo a parte da sociedade finlandesa. É um mundo evangélico. Eu não estou me referindo aos evangélicos fanáticos não, estou me referindo aos evangélicos cristãos. Assim como existem espiritas fanáticos, existem os espiritas cristãos. Por que cargas dágua eu sendo espirita me casaria com um evangélico e pior..me manteria casada com ele e pior.....quero morrer com ele e ele comigo? Pq acima da nossa religião está o amor e o respeito. Eu aprendi com o Ismo a sentir a vibracão de uma missa, me casei na igreja, batizei minhas filhas na igreja e participo de tudo que  posso para ajudar o próximo seja na igreja evangélica ou no movimento espirita. O Ismo aprendeu a confiar na minha "intuicão" e toda vez que eu tenho um "sonho estranho" ele já fica bolado esperando o que vai acontecer :). Lemos a mesma bíblia. E a religião nunca separará o que o amor uniu.
Mas sobre esses evangélicos: Meu marido vem de uma familia inteira evangélica,pai, mãe, tio, tia, sobrinho, primos, papagaio, piriquito, cachorro e etc... e eles só se casam entre evangélicos tbém ( BTW todo mundo me adora na família dele). Eu tenho grande admiracão pela familia toda dele, e as mocas que conheco que frequentam a igreja, são mocas fantásticas! Geralmente muito doces, trabalhadoras, educadas e muito estudiosas. Eu posso garantiar que 100% das mocas que eu conheco da igreja também são lindissimas! Uma beleza natural, sim elas podem pintar o cabelo e usar maquiagem, mas fazem isso de uma forma tão sutil que fica lindo! Quando eu estou com eles, eu fico pensando: Já pensou se o mundo inteiro fosse bonzinho assim? Que lindo que ia ser? Pois é, mas infelismente eles são uma minoria. Apesar dos numeros serem altos nas estatisticas, a verdade é que muita gente é batizada, paga até o imposto da igreja ( que é retirado direto do imposto de renda do cidadão), mas nunca vai na igreja, não sabe rezar sequer um pai nosso. Devo dar a mão a palmatória, por mais que eu ache um tanto estranho se afirmar uma coisa como a maior verdade do mundo e sem ter como provar. A verdade é que contrariando os numeros NA PRATICA muita gente não está nem aí para Deus por aqui. Se alguém me perguntar qual é a minha religião eu respondo sempre: Acredito em Deus! Porque se falo que sou espirita de cara..aaaffff neguinho já pensa que tenho pacto com o diabo ( será, será será??)Repito: Sou espirita, sou casada com um evangélico, admiro a postura do novo papa, sou neta de budistas e no final das contas...não sei de onde vim ( pq me foi dado o dom do esquecimento) e não sei por que tipos de caminhos a vida me levará ( pq tenho o meu livre arbitrio), mas tenho certeza de uma coisa: "Faca aos outros o que você gostaria que os outros fizessem por vc! Ame!" e independente de religião, de Deus, de qualquer coisa, acontece alguma coisa na nossa vida que  nos leva apenas para um caminho tranquilo, uma pedrinha aqui e outra ali pq faz parte, mas no geral, tudo muito tranquilo.... e assim caminha a humanidade

p.s: Lembrando que eu não sou nenhuma religiosa fanática, tbém se alguém um dia me tiver como exemplo é apenas exemplo do que não seguir tá?? Rs....

Um comentário:

Unknown disse...

Ola. Me chamo moises e quero te agradecer por sua postagem. Assisti um video em q um rapaz se dizia HIV positivo e foi para uma praça pedir p q as pessoas o tocassem. O fato se deu ai na Finlandia, e uma enormidade de pessoas nao so tocaram co o abraçaram. Fiquei emocionado..... Ai me perguntei; agora q eu quero ver se esta atitude vem de atravez de um lado religioso ou simplesmente cultural, educacional. Entao comecei a pesquisar e achei o teu post, q me esclareceu muiro bem o q eu buscava. Lembrando q nem no Wikipedia encrontrei algo. Muito obrigado. Valeu !!! Sou moises Oliveira e vivo em Dallas, texas.... Abcs !!!