segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Filmes Finlandeses

Eu sou fã de carteirinha dos filmes nacionais ( finlandeses) e meu diretor favorito é o AKU LOUHIMIES. Ele é o diretor finlandes mais prestigiado MUNDIALMENTE. Tudo o que ele dirige ou produz é sucesso. E o que eu mais gosto nos filmes dele é que ele retrata o lado sombrio da sociedade finlandesa, enquanto o mundo inteiro pensa que aqui é o paraíso, ele mostra que aqui realmente é o paraíso, mas cheio de anjos caídos. Nem todos os filmes são bons mas eu tenho os meus favoritos. Outro diretor famoso é o Mika Kaurismäki, eu não gosto dos filmes dele, mas tive curiosidade em conhece lo pelo simples fato dele considerar o Brasil a segunda patria. Foi casado com uma brasileira e fez muitos documentarios sobre o Brasil. Fala português e diz que se Deus existe ele deve ser bahiano :). OXI.
Aqui algumas sugestões de filmes que vão fazer você entender a sociedade finlandesa ou pelo menos fazer bonito numa roda de bar quando disser que já os viu:

  1. 8 Pallo ( Bola 8): Conta a história de uma viciada, presa por porte de drogas que engravida e tem a filha na prisão, quando sai, mostra a luta dela para tentar ficar longe do vício. Mostra como o sistema social finlandes ajuda nesses casos ( não é o foco do filme, mas eu prestei atencão nisso). Super recomendo! Filme tenso!

  2. Paha Maa ( País do mal): Tudo comeca com uma nota de 500 euros falsificada ( você sabia que não é fácil conseguir notas de 500 euros? Aqui na Finlândia se consegue somente no banco e ainda assim sendo depositado na sua conta e sacado por você na frente do caixa, é uma medida de combate contra a lavagem de dinheiro, acho ótimo!) a história é longa...mas é um filme policial. Gostei.
  3. 21 tapaa avioliito ( 21 maneiras de destruir um casamento): Uma comédia hilária sobre relacionamentos. Adorei!!! Mostra direitinho como os finns se relacionam e de forma engracada. Riku Niemi, Aku Hirviniemi e Armi Toivanen ( que fazem os protagonistas) já garantem toda a história!! 
  4. Hiljaisuus( O Silencio): O filme se passa na época da guerra, e mostra a rotina do exercito e das LOTTAS ( exercito feminino) em especial de um regimento, o responsável por resgatar os mortos na guerra. A parte do filme mais interessante é que na época da guerra a sauna era usada para "secar" os corpos, antes de serem preparados e limpos para serem enviados para as famílias. Na verdade todo o filme é interessante.

  5. JOULUTARINA ( A história do natal): Na minha opinião um dos filmes finlandeses com a melhor fotografia e roteiro. Conta a verdadeira historia do papai noel e como surgiu a lenda dele na Lapônia e se espalhou para o mundo...pois é caso você não saiba..o papai noel É FINLANDÊS!!
Bom, Ayla também é cultura :) Espero que todo mundo que lê esse blog se divirta com esses filmes.

Nenhum comentário: