sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Natal na Finlândia

Aha uhu o papai noel é nosso!! Não, ele não é do polo sul como diz a lenda, nem da Sibéria, nem dos Alpes, nem da Noruega nem de lugar nenhum que não seja da LAPÔNIA. A lenda do papai noel se espalhou pelo mundo todo mas surgiu aqui na Finlândia e foi feito até um filme sobre ela. Mas depois eu conto para vocês ok? Vou escrever sobre a IMPORTÂNCIA DO NATAL para os finlandeses. Tudo bem que no mundo nteiro o natal é uma data comercial, aqui tbém é, porém menos "explorada" que no resto do mundo. Por aqui não vemos casas absurdamente enfeitadas ou concursos na vizinhanca de casa mais enfeitada (ainda!) como nos USA. Os shoppings também nem são lá essas coisas, meus amigos que vieram aqui nessa época do ano se decepcionaram, ouvi comentários do tipo "Ai que decoracãozinha mas sem graca!!"... é o jeito finlandes de ser. Finlandês não gosta de ostentar muito mesmo ( tem os que gostam sim viu??). Mas as igrejas lotam!! Neguinho nunca foi na igreja o ano todo, mas chega o natal, ele vai com a familia toda. É a tradicão,as famílias vão na igreja, colocam velas para os mortos, voltam para casa, esperam o papai noel ( aqui nessa época do ano, a vaga mais oferecida no site de emprego é para papai noel) e depois comem. A árvore tradicionalmente deve ser natural ( pois tem o cheiro do natal) Esse ano eu vou ao Brasil, então decidi comprar uma arvore artificial e já até enfeitei!! Pra quê?? Meu marido quase pariu! Disse que eu estava destruindo uma tradicão finlandesa, pois afinal onde estaria o cheiro do natal? Situacão resolvida: Comprei um spray com fragancia de pinheiro. Pronto, o cheiro do natal está aí!! Todos os anos sou eu que tenho que ir na floresta pegar essa bendita árvore, ele monta, as criancas decoram eu eu tenho que ficar passando o aspirador todos os dias para aspirar as folhinhas que caem. Comprei a artificial, destrui a tradicão, porém, estarei lá no Brasil tranquila sabendo que minha casa está limpa :) ( eles vão ficar aqui, temos motivos fortíssimos e pessoais para eu ir ao Brasil urgente)
Sobre o bom velhinho:
O menino órfão Nikolas viu sua única irmã cair num lago e se afogar. Sozinho no mundo ele vivia de família em família na Lapônia, cada ano com uma familia diferente. E no natal ele fazia sempre um brinquedinho de madeira talhada e jogava para sua irmã no lago, com o tempo, ele foi fazendo para outras criancas da vila. Um dia.... bom, contar o final da história e a principal característica de gente chata! Como eu NÃO SOU CHATA, clica no video acima. Filme baseado em lendas e a fotografia é lindissima!!

E o que se come por aqui no natal? Cozido de tudo!! Cozido de batatas="perunalaatikko" cozido de cenouras= "porkkanalaatikko" lanttulaatikko é tipo um cozido de um nabo. Temos também o pernil, saladas, batats cozidas e doces, tortas e bolos. Eu sou apaixonada pelas comidas natalinas daqui, acho que vou fazer lá no Brasil uma ceia finlandesa :) Ninguém espera meia noite para comer não viu?? 19:00 geralmente todo mundo está comido!! ( com o perdão do trocadilho de péssimo gosto)

Mas é isso, o natal aqui é MARA. Para maiores informacões google.com.

Nenhum comentário: