sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Finlandeando no Brasil

Em terras Brasileiras desde 10.12.2013, eis a razão do sumiço e das palavras com cedilha :). Só para constar eu dei uma palestra na USP sobre a História do sistema educacional finlandês, foi muito legal e tivemos um publico bom. Porém quebrando um pouco as regras das minhas férias que deveria ser: Fique longe do PC e mantenha se na praia ( bêbada como uma boa menina que sou !!). Estou aqui para deixar as impressões de uma Brasileira-residente na Finlândia-com alma brasileira-finlandesa.

  1. A sensação de sair de um país com 5 milhões de bichos de goiabas e chegar em SP, é assustador. Gente, eu morei em SP uns 5 anos, pelo amor de Deus, eu fiquei com uma síndrome do pânico quando pisei aqui e me vi em um metrô com muito mais gente do que realmente poderia comportar. Comparar é a maior babaquice que eu poderia fazer, por isso não comparei, só senti falta do metrô de Helsinki.
  2. A sensação de acordar e ir caminhar em uma pequena cidade do ES e todo mundo que te vê na rua te dá BOM DIA com um sorriso no rosto, é incrível. Como ser depressivo na praia?
  3. Sair com os amigos em SP e ter acesso a milhões de programas culturais ( cinema, teatro, exposição de arte) e sem pagar nenhum real, é incrível!! ( E tudo ao redor do apartamento da titia na Av. Paulista).
  4. Peguei um ônibus em SP. Não recomendo. O Transporte público em SP está acabado.Não peguei mais nenhum. Porém o táxi do aeroporto para o centro pode dar quase 200 reais. Recomendo o servico de onibus do aeroporto, que te deixa em diferentes pontos da cidade pagando 36 reais.
  5. Todo mundo está reclamando que o Brasil está caro. É verdade, porém existem lugares que dá para ser muito feliz.
  6. O Brasileiro é um filho da puta que reclama dos políticos, porém dirige bêbado, fura fila na tua cara, joga lixo no chão e a lista é interminável de ABSURDOS, sim, pq para mim isso é um absurdo. E não estou falando que todo mundo é assim não, porque generalizar é burrice e eu sou brasileira e tive uma educação exemplar. Não precisei morar na Finlândia para aprender a ser uma cidadã decente, papai e mamãe fizeram um bom trabalho com os 4 filhos que eles tiveram.
  7. Mas é um filha da puta generoso também, do tipo que sai no natal distribuindo doces e abraços aos vizinhos.
  8. Filha da puta cruel, que não se contenta em matar, tem que matar, estuprar, fazer crueldades. Eu todo dia que leio o jornal penso "se eu espremer esse jornal, com certeza ele sangra" com a  quantidade de noticias cruéis. E o jornal Nacional?? Meu Deus!! Na Finlândia, eu reclamava da notícia que todo ano a gente tem que é assim "Um urso é visto em tal cidade". Gente, esse urso nem matar mata hahahaha, ele é só visto!!!Lógico que na Finlândia tem desgraça, mas se eu tiver que pensar nas desgraças de lá e nas daqui :(:(. Esqueçamos a frase "Deus é Brasileiro!!"
  9. Na Finlândia, nós não temos filas preferenciais para idosos ou gestantes. O que é compreensivel porque mais da metade da população é velho né gente? Nunca ninguém ia conseguir pagar nada se fosse deixar todo velhinho passar na frente.Porém existe o bom senso, tem gente ( leia se pouca gente!!) que cede a vez. Aqui nós nos vangloriamos da fila preferencial, (brasileiro A-DO-RA falar sobre a fila preferencia daqui), mas fila essa que é FURADA o tempo todo, por muita gente.
Não estou cuspindo no prato que eu AINDA como. Porém essas são pequenas observações de uma moçinha bem besta de passagem por aqui.

Nenhum comentário: