segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Educar, a dura tarefa seja aqui ou acolá.

Bom, você conheceu um finlandês. Poderia ter sido mais fácil, ele poderia ser um americano, um inglês, um peruano ( qualquer nacionalidade que a lingua fosse moleza aprender). Mas não, você que gosta de desafios, foi justo se apaixonar por alguém que fala uma lingua de tribo. Porque vamos combinar que 5,4 milhões de pessoas perto de 710 milhões ( populacão europeia) É UMA TRIBO!
Aí como se não bastasse você se muda para a tribo dele. Pois é foi isso que eu fiz. Fiz porque sou doida mesmo. E deve ter mais gente doida no mundo. Mas voltando a você. o tempo passa...
Vocês se casam e reproduzem ( coisa feia de falar né?? Reproduzir...transar...fazer amor.. enfim.). Deste amor nasce um bebê e aí vem a dúvida. Qual vai ser a lingua que vamos falar? Para algumas pessoas a resposta parece óbvia, mas não é. Cada um é cada um. Eu conheco pessoas que nunca falaram português com os filhos e a lingua predominante na casa é o Finlandês. E diga se de passagem o finlandês meia boca da pessoa que não é nativa. Conheco gente que tenta introduzir a lingua em casa, mas como é minoria, não consegue, então os filhos acabam por entender o português, mas não falar.
Quando a Julia nasceu eu não falava finlandês, só inglês. Para mim era óbvio que eu falaria português com ela que era a minha lingua materna. Mas eu não tinha pretensões de nada. Hoje eu tenho.
Mas como ensinar um filho a falar sua lingua? Simples...falando!! Ensinando,repetindo, corrigindo.
A julia fala perfeitamente português e tem um vocabulário imenso, pois todas as noites sou eu quem a coloca para dormir lendo sempre em português. Compro DVD´s, vemos filmes pela net e sempre que ela mistura as linguas em uma frase, eu repito a  frase inteira em português e peco para ela repetir comigo.
A Fernanda tem 15 anos e para manter o português na cabeca dela nada melhor que imprimir artigos de revistas de adolescentes em português.
Mas só falar para MIM não basta, quero que Julia leia e escreva em português ( coisa que já estou conseguindo). Ela está com 5 anos e em breve irá para pré-escola, porém em casa, ela já está sendo alfabetizada há quase 6 meses e em português. Logicamente eu falo como é em finlandes também, para não dar um nó na cabecinha dela quando for para escola. E modéstia a parte, a garota é um gênio! Deve ter puxado ao pai. Porque beleza veio da minha familia( cof.cof.cof).
A melhor coisa é passar para nossos filhos nossa cultura, nossa lingua. São criancas privilegiadas de poder crescerem dentro de duas culturas, então porque não dar isso a elas?
E se não bastasse ensinar as filhas, agora até o namorado da filha mais velha está aprendendo português, ele cansou de ficar "boiando" nas conversas dentro de casa. Sim porque dentro de casa a lingua predominante é português. Até Ismo fala ( tudo no feminino e na primeira pessoa, mas fala....)
Pérolas do Ismo:

  1. " Onde estão minhas calcinhas??"
  2. "Você pequei meu telefone?"
  3. " Eu estou cansada!"
Não riam, não deve ser fácil ouvir 3 mulheres falando português o tempo todo :) Já expliquei milhoes de vezes sobre masculino e feminino, mas ele é preguicoso, repete o que ouve e ponto. Então, para você que tem pimpolhos ou quer ter fica a minha experiência. Há e o melhor livro de português para finlandeses sem dúvida é o TUDO BEM! ( Tommi Ingalsuo). Eu que sou professora recomendo,pois uso este livro aliado a outros.


2 comentários:

Yasmin Nariyoshi disse...

que aliança é essa no Roope? haha

Maria Cristina Braga disse...

muito bem, Ayla!1 Fico feliz que vc tente manter as suas raizes presentes na criação de suas filhas!E quanto mais cedo se introduz uma segunda lingua, maior facilidade a criança tera de aprender outras..fora, que a vida dá muitas voltas, e, saber se comunicar com a familia , tios, primos, avós, é muito bom..Com o tempo, e mais filhos, o natural sera que o finlandes seja mais presente..até para vc mesma..mas ai, elas ja adquiriram a lingua materna!! Well done!!!!