domingo, 11 de março de 2012

Rituais de passagem

Uma das coisas que eu mais amo na Finlândia, é a mudanca das estacões. As pessoas sempre pensam que aqui é frio o ano todo ou que moramos em inglus ( caso as pessoas em questão morem em lugares como o Brasil, Africa, Bali e etc..). Mas não, a vida não é assim, aqui temos as 4 estacões muito bem definidas ( e lindamente definidas diga se de passagem). os Finlandeses tem seus próprios hábitos em cada estacão. A cada entrada de uma nova estacão acontece o que eu chamo de ritual de passagem, eu mesma aprendi com minha querida sogra-mãe ( Aila Huovi) alguns deles, agora que a primavera está se aproximando, aqui vai a minha lista de coisas a serem feitas ao adentrar da primavera:

  1. Lavar todas as janelas da minha casa ( com a ajuda das filhas)
  2. Lavar todos os meus tapetes ( vão para lavanderia)
  3. mudar as cortinas para cortinas com tecidos leves, para que o sol adentre nossa casa o máximo possível.
  4. lavar as roupas de inverno e organiza las em caixas de papelão com anti mofo para serem usadas novamente no próximo inverno.
  5. trabalhar bastante para tentar tirar férias no verão, ou pelo menos alguns dias.
  6. cozinhar doces e saladas com todas as frutinhas colhidas no verão passado, criando espaco no meu freezer para a nova colheita.
Amo rituais de passagem, e amo fazer isso com a minha família. Se você mora na Finlândia sugiro que crie os seus rituais :).

Nenhum comentário: