segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Visto para a Finlândia

Mais uma vez a Finlândia conquista o primeiro lugar em educacão no mundo. Logicamente isso não significa que o sistema seja perfeito e livre de falhas. Mas que funciona, há....funciona, estão aí os fatos que não me deixam mentir e contra fatos não existe discussão certo? A questão é, muitos amigos meus no Brasil comecaram a pensar em se mudar para o país da educacão numero um e me perguntam se é fácil mudar para cá? A resposta vai em forma de post....

Caríssimos,
Viver não é fácil, seja aqui ou no Brasil. Mas vamos comecar do comeco, para se morar aqui , logicamente precisa de um visto ( ok, se você tiver passaporte europeu aí  não precisa de visto) que pode ser de: Estudante, trabalho, familia ou refugio ( asilo politico).

  • Visto de estudante: Tem que se requerido no país de origem e com o devido carimbo da estituicão de ensino ligada á Finlandia e paga se um valor de 250,00€. O visto pode ser aceito ou negado se for negado o dinheiro não é devolvido, estamos combinados?
  • Trabalho:  Você tem que ser contratado por uma empresa finlandesa ou ser um cientista, professor, e etc...contratado por uma empresa que tenha ligacões ou escritorios com/na Finlândia o valor a ser pago pelo visto de 1 ano é de 440,00 €.  Com o indice de desemprego alto na Finlândia nessa crise a possiblidade de se conseguir esse visto é mínima.
  • Familia: Casando ou juntando os trapinhos com um nativo. 385,00 €  não reembolsáveis.
  • Refugio: Obviamente você precisa vir de um país com problemas do tipo: Guerra, fome e etc... Corrupcão é uma merda, mas não é desculpa para tentar asilo politico. Mas.......Um brasileiro bem cara de pau, no ano de 2009 tentou,sim, ele pediu asilo politico e alegou que vivia no Rio de Janeiro onde a guerra civil é constante. Teve o visto negado e virou lenda urbana no ministério da imigracão ( É a fama do Brasileiro chegando aos países nórdicos).
Sabe aquele velho deitado que diz: " Nem tudo que reluz é ouro?" No caso da Finlândia é a mais pura verdade. A mentalidade finlandesa é diferente da mentalidade americana por exemplo. Um americano daria emprego para um brasileiro mesmo sabendo que ele está lá nos USA ilegalmente, desde que ele pague por um trabalho quase escravo e pagando muito pouco. Ainda assim, esse brasileiro em questão,  juntaria umas gorjetas e mandaria ao Brasil. A MAIORIA dos finlandeses, alem de não dar trabalho para quem não é realmente qualificado e esteja aqui dentro da lei. Ele também não tentará lucrar em cima de você, vai te pagar o justo, o que vai ser muito pouco e vai dar para você viver ( comer e comprar roupa). O custo de vida aqui não é barato, os salários não são altos e assim caminha a Finlândia.
Ainda assim quer tentar e vir? Venha, mas venha com um ideal e pronto para SObreviver. E com o passar dos anos tudo se ajeita.
Maiores informacões no site da imigracão: Imigracão .

Como tradutora, eu tenho que estudar as leis de imigracacão sempre, pois elas mudam constantemente. Também tenho mil casos a serem contados sobre imigrantes, casos que na grande maioria não acabam num final feliz. O que só tenho a lamentar :(.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, Ayla!! Meu nome é Anna e eu estou apaixonada pelos seus posts. Meu coração se derreteu pelo post da sua filha e do namoradinho finlandes dela, que graça!!!
Eu tenho 21 anos e estou pensando em visitar a Finlandia. Ouvi tanta coisa ruim que deu até medo, mas você me confortou com os seus posts e me fez entender que todo essa falatório horrivel sobre a Finlandia é coisa de gente ignorante. Obvio não deve ser um país perfeito, mas qual é?? Enfim, desejo um feliz natal para você e toda a sua linda familia!
Um abraço