quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bibliotecas Finlandesas

Um país sem analfabetos. Essa é a Finlândia. Um país com uma biblioteca para cada 300 pessoa. Ou seja na Finlândia inteira tem MUITA biblioteca, imaginen vocês que se eu morasse no meio da floresta distante de todos ( existem muitas pessoas por aqui que optam por morar no meio de uma floresta) eu teria a minha disposicão um ONIBUS-BIBLIOTECA. Que viria próximo a minha floresta ou ilha 1 vez por mês. Sabe o que é mais incrível? 6 entre 10 finlandeses lêem muito e o restante lê moderadamente ou pouco ( e o governo está muito preocupado,pois antes a média de leitura entre os finns era maior). As criancas recebem incentivo dos pais, da escola e até dos amigos ( que costumam indicar ou dar de presente livros). Mas as bibliotecas finlandesas tem outros servicos também:
  1. Posso emprestar um Ipad por exemplo ( e usar nas dependências da mesma).
  2. Ler revistas do mundo inteiro.
  3. Emprestar cds, dvds, cassetes, discos, filmes.
  4. Ter cursos gratuitos de leitura ou interpetacão ( muitos finlandeses são verdadeiros profissionais em contar estórias).
  5. Emprestar video games ( ou jogar nas dependencias)
  6. Emprestar partituras.
  7. Espacos com instrumentos musicais ( Piano, violão e etc..)
  8. Cursos gratuitos de computacão ou edicão de videos e fotos.
  9. Venda de livros antigos por precos absurdamente ridiculos.
Mas esse assunto me veio a cabeca apenas para indicar a todos que no período de 25.e 26.01.2013. Será a feira de educacão na Finlandia, entitulada EDUCA ( massa né?) E logicamente a entrada é gratuita!! Espero poder ver alguém conhecido por lá. A outra novidade é que a Julinha está lendo ( em português). Eu alfabetizei minha filha em Português e comecei quando ela tinha apenas 5 anos, hoje ela tem 6 anos e ano que vem será alfabetizada na escola, visto que de acordo com o plano de educacão finlandês, o papel da creche é educar para a escola e ensinar a brincar de forma civilizada para diminuir os problemas ( que logico é impossivel evitar) no primeiro ano escolar. Aqui tem algumas fotos da biblioteca da minha cidade ( que é bem simples, se comparada a uma biblioteca de uma cidade grande).

O video a seguir está em Finlandês, mas é uma graca ver as criancas como reporteres e as respostas do tipo: "Eu empresto só 1 livro por mês." OU "Venho na biblioteca porque é um lugar legal"
Entrevista na biblioteca

E assim caminha a Finlândia....

Um comentário:

Gislene Camilo disse...

Olá Ayla,
Eu adoro o seu blog, sempre iluminando os meus pensamentos sobre a Finlandia!
Eu sou professora de historia aqui no Brasil, e uma apaixonada pela educação Suomi, que gostaria muito de estar ai para visitar a feira de educação...
Se você for a EDUCA, faz um post nos contando as novidades?? Se não for pedir muito, é claro.

Até mais.
Gislene