terça-feira, 15 de maio de 2012

Criancas Bilingues

A Julia chega da escola toda feliz e diz: "Mãe tem uma pretinha na minha escola!!" A Julia que não está acostumada a ver pessoas negras por aqui, ficou toda feliz em ver alguém que não é branco de olho azul, mas eu com medo dela chegar no Brasil falando: "Mãe, olha aquele pretinho ali!!" Fui logo dizendo que no Brasil, as pessoas negras a gente chamada de afro decendente.Horas depois, quando a gente estava pintando no quarto dela eu escuto a frase: "Mãe, me passa o afro decendente que tá ali".
Não, Julia, esse é preto mesmo!. Mãe, mas vc falou que não podia dizer preto. Ok Julia esquece essa coisa de afro decendente, é preto e ponto.
Depois do ocorrido, me peguei pensando, o racismo é uma babaquice, chamar negro de afro decendente também é uma babaquice. Uma grande amiga minha ( e bota grande nisso!) é negra e eu só chamava ela de crioula. Era crioulinha para cá, para lá, "Fala crioula!!" Ela nunca se ofendeu com isso. Se eu chamasse ela pelo nome ela ficava nervosa. E eu sempre chamei de um jeito carinhoso. Mas o engracado era, que quem estava de fora ouvindo se ofendia muito mais do que a própria. Vai entender a sociedade?

Nenhum comentário: