sábado, 11 de maio de 2013

Finlândia- O país top do mundo para ser MÃE!!

Amanhã é dia das mães e em homenagem a esse dia vou escrever sobre minhas experiência como mãe na Finlândia. A revista TIME fez uma pesquisa e surpresa...surpresa...a FINLÂNDIA foi eleita o melhor país do mundo para ser mãe. Eu vou explicar o pôrque disso. Bom vou contar a minha estória. Desde o primeiro momento que eu soube da gravidez eu fui encaminhada para a enfermeira maternal ( Em finlandês= Neuvola), o incrível é que raramente a futura mamãe tem um encontro com o médico, somente em casos de riscos, mas existem enfermeiras treinadas para dar todo o suporte psicologico e fisico para as mamães e também fazer o parto!! Sim, aqui na finlândia, somente em casos de alto risco é feito cesária pelo médico, mas geralmente, as parteiras são as responsáveis pelo parto ( e sempre natural). Aqui não tem dessa de marcar cesária no hospital particular não, nem hospital particular aceita fazer cesária, somente em casod e risco mesmo.Essa enfermeira me via uma vez por mês e acompanhadava minha gravidez, fazia ultra som e etc...Quando a Julia nasceu, eu pude optar pela quarto ou parto na agua.Optei pelo quarto ( por algum motivo pensei: e se der merda e a nenén morrer afogada de cara?). No quarto estavam: Duas parteiras, eu e Ismo, o médico só veio por um momento. O parto foi lindo! As parteiras carinhosas e atenciosas, durante o primeiro ano da crianca a enfermeira infantil a vê todos os meses, depois essa frequencia vai diminuindo até se tornar 1 vez por ano. O indice de mortalidade infantil é mínimo. A mãe tem a opcão de ficar até 3 anos cuidando do seu filho e recebendo o salário maternidade do governo ou da empresa que ela trabalha, o valor varia, de acordo com o salário da mãe. Também recebi em casa um kit enxoval do governo , com roupas de inverno, verão, mamadeira e etc...E camisinhas, lubrificantes e um livro de PREVENCÃO!!! é mais ou menos um recado do governo :)

Um comentário:

RENATA RZ disse...

Olá Patricia
Sou uma eterna curiosa sobre a vida em outros países, apesar de não abrir mão do nosso Brasilzão.
Já li alguns de seus posts e adorei este em particular. Fico feliz em saber que o trabalho da mãe seja tão valorizado na Finlândia. E quanto às cesáreas daqui, sem comentários, eu sofro até um certo preconceito por ter tido 2 partos normais.
PAZ!
Renata - Dicas Green
http://dicasgreen.blogspot.com