domingo, 5 de maio de 2013

Traduzindo

Com a crise mundial, o governo de muitos países está a cortar despesas, aqui na Finlândia não é diferente. Na sexta feira eu tive um dia diferente. Eu tenho minha empresa e o governo é o cliente que me paga melhor, antes eu tinha que ir a Helsinki pelo menos 2 vezes por semana a trabalho, agora eles economizam em tudo. Por exemplo, pq pagar para eu ir duas vezes por semana, se ele podem juntar muitas traducões e eu que faca tudo em um só dia? É lógico e bem chato tbém. Sexta feira, eu fiquei das 9:30 até as 17 horas em traducoes cujo os temas foram: ESTUPRO, ABUSO DE MENORES, TRAFICO E VENDA DE DORGAS, PROSTITUICÃO. 
Não é fácil, pq cada tema eu tenho que estudar as leis que se aplicam ao caso, para a traducão ser bem feita. Cada tema tem um vocabulário próprio. E eu que estava acostumada somente com a burocracia de quem muda para cá. Foi um dia e tanto! Na quarta traducão eu já estava exausta, claro que elas tiveram intervalos entre uma e outra, e o policial que fazia o interrogatório ajudou muito, falando claramente e firmemente. Mas eu percebi uma coisa, se eu que não era a policial, estava claro para mim quem mentia e quem falava a verdade, imagina para o policial. Uma coisa é fato, em um interrogatório de 3 horas, o suspeito que mente, conta várias estórias e se perde nelas e no final o policial sempre sabia como pega-lo, até o cara que pensava que sabia mentir bem, e contava O MESMO BLABLABLA 10 vezes, no final, acabou sendo vencido pelos "detalhes" que o policial lembrava e fazia ele falar.
E no caso de prostituicão? Engracado, que na Finlândia, vender sexo não é crime, mas COMPRAR é!! Doido né?? Tipo assim:
Pegaram uma profissinal do sexo ( Angolana) com um cliente, é feito um interrogatorio tanto com ela quanto com o cliente, para a profissional do sexo, é dado um sermão, é até feito falsas ameacas, mas no final, ela é liberada, toda linda! Mas e o cliente? Paga uma multa e se for reicidente vai ter uma pena de prestar servicos comunitários mais a multa, que é baseada no salário dele. Mas uma multa bem boa, para ele aprender a não pagar puta ( como se ele fosse aprender!!)
Mas eu acho uma idiotice! Ou fode todo mundo ( agora eu estou sendo engracadinha!!) ou não fode ninguém! Pô, a lógica é simples: Existe procura, pq existe oferta. Porque só quem compra, tem que se ferrar? Em caso de drogas é o contrário, quem compra um baseadinho, tá livre, e quem vende, tá f....:)
Agora estou eu aqui, quase uma expert em drogas, prostuicão, estupro e Rock. G-ZUI-S!!!!!

Nenhum comentário: