domingo, 13 de janeiro de 2013

Musica Finlandesa

A Finlândia está para o heavy metal como a Bahia está para o axé music, mas uma coisa interessante aqui é que a maioria dos musicos não tem só o talento recebido de Deus, a maioria ( não todos) também ESTUDA para isso. Na Finlandia inteira tem escolas secundárias com foco na música, e é muito dificil entrar. Existe também a universidade da Musica ( Sibelius Academy). Eu acho lindo ler uma entrevista de um artista Finlandês, porque a pergunta básica é : " Onde vc se formou? Que tipo de formacão vc tem?" Eu tenho um amigo que trabalha na Televisão e ele me confessou que até nos programas do tipo "The voice" eles dão preferência para quem estudou musica ou estuda, não importa a idade, o sexo, a religião, nada...Apenas a formacão. Poucos artistas chegam ao topo apenas com o talento dado por Deus vou deixar 2 exemplos aqui: NIGHTWISH. Todos os integrantes dessa banda estudaram musica, uma banda de metal, mas a solista Tarja Turunen era cantora lirica  ( morava aqui pertinho de casa antes de se mudar para a Argentina). Mas nem só de metal se vive aqui, temos todos os tipos de musica: a balada romantica, a tradicional, o tango finlandes,o rap. Uma coia que tenho notado, toda vez que um artista finlandês tenta fazer uma musica POP em finlandês, não vai para frente. Fica estranho, passa batido, enfim...
O meu coracão musical eu dei para dois artistas diferentes: Ambos com um talento fora do comum mas com atitudes diferentes:
Juha Tapio -É o Frejat Finlandês, musicas romanticas, tocantes, mais de 25 anos de carreira, ex-cantor gospel, escreve as proprias musicas. Uma coisa interessante dessa cara é que ele não gosta da fama. Mas ele não faz o tipo, não gosto da fama e corro atrás dela ( como a grande maioria). Ele realmente não gosta!!! Casado, tem 2 filhos e nunca ninguém o vê em baladas, e etc... Paparazzi  nem tira mais foto dele, pq tá chato, ele vai no banco, no mercado, leva as criancas na escola. Nem quando a musica dele ganhou o grammy ele näo foi receber.Explicando: Na opinião do senhor Juha Tapio, a musica dele é um dom, que ele faz pelo prazer de cantar, quem quiser ve-lo que vá aos shows. A imagem dele não vai vender revista. Isso para mim é mágico! Um musico com cacife o suficiente para não se importar com a mídia. Já conversei com ele uma vez depois de um show que ele fez na igreja ( ele adora cantar em igrejas, por causa da acustica), um típico finlandes. De poucos sorrisos e palavras diretas.
Lasse REDRAMA - Ele é um sueco-Finlandes dono de um talento incrivel e ganhou ao longo dos anos vários prêmios. O estilo dele é rap e etc... Já conversei com ele algumas vezes e é um fofo, querido. Sempre com um sorriso largo no rosto, engracado, falante, parece até que era meu melhor amigo de infância ( deve ser o sangue Sueco falando mais alto). Vou deixar aqui para vocês 3 musicas que eu gosto muito 1 do Juha e 2 do Redrama

Kaksi puuta ( Eu sei, em português é estranho, mas puuta em finlandês é o plural de árvore..traduzindo.. DUAS ARVORES) A musica fala de um amor que é forte como duas arvores que tem as raizes plantadas lado a ladoe  sobrevivem a todo tipo de tempestade e etc.. Ele compôs essa musica para a esposa dele. é um fofo né?

E com vcs Redrama: Essa é minha favorita:


 E a nova do Redrama que é mais romantica:


Para quem quiser ouvir Redrama tocando nas radios no Brasil favor clicar AQUI e lá embaixo da página mandar como sugestão a musica dele :) Obrigada!

Nenhum comentário: