quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Quem tem medo da lingua Finlandesa?

O meu primeiro contato com a lingua finlandesa foi lá no Brasil, quando eu ouvi o Ismo conversando com os  amigos dele, eu jurava que eles falavam alguma lingua indígina. Um som forte e monótono ao mesmo tempo, pensei comigo "que horror!Que lingua horrivel!". Quem diria que os caminhos da vida iriam me trazer para a Finlândia e ainda me tornar uma tradutora. Eu tenho muito orgulho de abrir a boca e dizer: Eu aprendi finlandês em 3 anos.E aprendi BEM, tanto que tenho um papel que prova que eu sou fluente. Existem pessoas que moram aqui há 20 anos e não são fluentes. Não nego que falo com sotaque de "gringa", não nego que ainda cometo erros. Mas faco um trabalho muito bem feito e estou totalmente adaptada tanto a cultura quanto a lingua. A minha estória com a lingua finlandesa é meio complicada. Em 2005 quando me mudei para Finlandia, eu não queria morar aqui e como devido o trabalho do meu marido eu ficava entre Brasil e  Finlandia, no fundo eu pensava "Um dia a gente vai ficar de vez no Brasil". Mas isso não aconteceu.Pelo contrário, eu fiquei foi aqui. Dondoca que eu era não sabia lavar, passar, cozinhar nem limpar nem nada....
Me vi grávida, casada, com a Fernanda ( que na época tinha acabado de fazer 8 anos) num país estranho. A ultima coisa que eu pensei foi em aprender a lingua.Como eu falava inglês e conseguia viver com ele. Tratei logo de ir aprender a lavar,passar, cozinhar, cuidar da Fernanda sem ajuda de ninguém, conhecer os estranhos hábitos finlandeses ( hoje totalmente normais para mim ). Depois que a Julia nasceu, eu tive que re aprender a cuidar de uma crianca e SOZINHA! Nunca tive ninguém da minha familia ou da familia do Ismo me dando "aquela forca". Ainda bem que Ismo ajudava ( e ajuda) no que ele podia. Arrumei um emprego ( em inglês) e fomos construir nossa casa nós mesmos. Ou seja, além das criancas e do trabalho eu tinha uma casa para organizar e outra para construir. Foi impossivel já chegar e ir para um curso. Depois de 4 anos morando aqui, eu me inscrevi em um curso do governo que era de 6 horas por dia e durou 7 meses. Depois me escrevi em outro que durou 4 meses e já tinha um vocabulário tão bom e boa entonacão, que minha professora me indicou para um teste para a escola técnica para adultos ( para estudar para ser interprete). Pois bem, passei e esse curso durou 1 ano e 3 meses. Adorei o curso!!! Não tenho dicas para dar para ninguém.
O que eu fiz foi ter forca de vontade e tesão. A minha forca de vontade me fazia ler revistas finlandesas mesmo sem entender 8 mas com o dicionario do lado), eu conversava com todo mundo, ia a teatros, cinemas, museos, fazia trabalho voluntario em asilos ( meu conhecimento da história da Finlandia veio direto dos velhinhos que na guerra estiveram!!). Meu ciclo de amigos sempre foi entre finlandeses, somente há 2 anos atrás é que vim conviver com alguns raros brasileiros. Todos os dias eu leio e faco vocabulários, virou um hábito, eu seria uma idiota se falasse que já sei tudo de uma lingua que não é a minha. Isso não existe! Tenho defeitos absurdos, como o egoismo ( por exemplo), mas prepotência não é um deles ( menos quando eu me acho, bem arrumadinha para uma jovem senhora de 34 anos, cof.cof.cof). Então, para quem está na dura batalha de falar finlandês, sugiro que faca o que eu fiz...tenha tesão em aprender.

Nenhum comentário: