sexta-feira, 8 de março de 2013

O que fazer em Helsinquia?

Apesar de morar em Kouvola, eu vou 1 ou 2 vezes por semana á Helsinki (trabalhar). Para quem não sabe, Helsinki é a capital da Finlândia, uma cidade belíssima que com a chegada de cada vez mais estrangeiros têm mudado seus ares. Eu amo Helsinki!!! Porém não moraria lá. Eu amo São paulo, amo Belém, enfim, amo todos os lugares que eu morei e tive uma vida confortável. Por exemplo: São Paulo. Morar na avenida Paulista (o metro quadrado mais caro do Brasil), ir para o trabalho/escola á pé, comer em restaurantes bacanas, ir para museos, teatros, bares e etc... é uma vida bacana né? Eis o motivo de eu amar SP!! Se eu morasse mal, tivesse que pegar ônibus-metro e pagasse aluguel num "apartamentinho  baratinho" , eu ia ODIAR SP!!! Minha relacão com Helsinki é assim. O custo de vida lá é alto, e os salários não são TÃÃÃO altos assim. Uma amiga minha comprou um apartamento no centro da cidade ( 67m 2- 700 mil euros e ainda disse que estava ótimo o preco!!). Tudo bem, que o apartamento é reformado, no centro, mas morar em  um apt. de 67m 2 me mataria de claustrofobia! E tudo isso para quê? Status.
Kouvola ( de trem) é 1 hora e 15 minutos de Helsinki. Eu sempre vou de trem, pois levo meu lap top e vou adiantando o trabalho. Moro numa casa de 170m2 e 5 quartos, que nós mesmos construimos e nos custou em 2009 aproximadamente 200 mil euros ( nossa casa já está paga), tenho um ateljê próprio do lado da garagem e a Julia tem uma casa de bonecas de 10m2 no jardim, status não, qualidade de vida sim! Mas o fato é que a cada semana eu descubro Helsinki, pessoas, cheiros, comidas , cantos e recantos. Coisas que a gente não vê em panfletos turísticos. Toda semana eu vou nadar na primeira piscina construida em Helsinki, vou somente lá. Gosto de nadar e gosto de me sentir bem. Então eu uno o útil ao agradável. A história desse lugar é fantástica.Foi construida em 1928, e somente famílias de generais e politicos abastardos poderiam frequentar ( um clube militar), em 1967 a cidade de Helsinki se "apoderou" do prédio e com o tempo a elite também foi convidada a se juntar ao clubinho.Um detalhe é que não se podia usar biquini ou roupas de banho nem ao nadar muito menos na sauna ( um sacrilégio aqui na Finlândia). Não, caro leitor, tire da sua cabecinha cenas do filme calígula, aqui não é a Grécia, não se faziam orgias na piscina!!! Pessoas contenham-se! Estamos falando de Finlandeses! Era um lugar para reunir familia, e discutir sobre a guerra, a nudez para o finlandes é uma coisa natural. Bom fato é que até hoje a arquitetura de 1928 é preservada. Porém a partir de 2000 comecou a ser permitido o uso de trajes de banho ( até então, era proibido!!). E o que se vê hoje? Gente com biquini e gente nua, porém os dias para homens e mulheres são diferentes, não é todo mundo junto não!! Como eu disse, os tempos mudaram em Helsinki e os finlandeses também. Então, mulheres vão na segunda, quarta, sexta e domingo. O prédio tem 2 andares, no andar de baixo fica a piscina (aquecida) e no andar de cima as saunas ( seca, a vapor, eletrica ou aquecida a lenha). Você pode alugar um armário no primeiro andar e pagar 5 euros ( dentro desse valor está o ticket que lhe permite nadar e usar as saunas por um período de até 2 horas). Ou pode escolher o andar de cima e pagar 12 euros por uma cabine que tem uma cama e uma mesinha ( dentro desse valor está o ticket, toalhas, roupão de banho). Eu escolho pagar um pouco mais só pelo conforto de não ter que ficar carregando toalhas e etc...A pergunta que não quer calar...você já nadou pelada Ayla?? CLARO!!! E ia perder a oportunidade? Sempre que vou, eu levo meu biquini, depende do publico que está lá. Por exemplo, tem dia que só tem velhinha de no mínimo 60 anos, aí eu nado sem roupa, porque eu sei que a maioria frequenta esse lugar deste a juventude e eu não vou querer descumprir uma tradicão certo? Essa é a graca! Se eu quizesse usar biquini eu ia em qualquer outra piscina. Mas tem dia que tem muitas jovens e outras pessoas com biquini, aí eu também uso ou meu ( ou não) depende do meu humor! Então se você quer ter essa experiência aqui tem um link com o endereco e mapa: Piscina.
E algumas fotos ( que só depois eu vi o sinal de proibido tirar fotos, ainda bem que a piscina estava meio vazia). O prédio é todo em mármore e granito e transmite aquela sensacão de luxoe  realeza de tempos antigos, é uma viagem no tempo, olhar ao redor e imaginar que enquanto o país estava em guerra ou enfrentando dificuldades financeiras, pelo menos naquele lugar haviam risos de criancas seguras e felizes com seus pais. Enquanto muitas outras perdiam os seus na guerra :(.Eu prefico pensar na felicidade, ou seja energia ruim por lá não tem! SUPER RECOMENDADO!! Há...e como na frente da sua cabine tem uma mesinha com duas cadeiras ( você pode pedir o lanche, o almoco ou um shampagne). A comida é boa e o shampagne. OH GOD! Digno!


Nenhum comentário: