quarta-feira, 6 de março de 2013

Quer estudar na Finlândia?

Fiquei sabendo de um programa brasileiro para mandar nossos jovens para países desenvolvidos estudar, aprender e poder acrescentarem em alguma coisa no futuro do nosso país. Post explicativo:

  1. O que eu li sobre isso? Li o site de cabo a rabo antes de escrever esse texto e acho que o que mais importa é o OBJETIVO desse programa, pois dentro dele está inserido o pôrque dele ter sido criado, e copiando um texto do site: 
  • Investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o avanço da sociedade do conhecimento;
  • Aumentar a presença de pesquisadores e estudantes de vários níveis em instituições de excelência no exterior;
  • Promover a inserção internacional das instituições brasileiras pela abertura de oportunidades semelhantes para cientistas e estudantes estrangeiros;
  • Ampliar o conhecimento inovador de pessoal das indústrias tecnológicas;
  • Atrair jovens talentos científicos e investigadores altamente qualificados para trabalhar no Brasil.
   2. O que eu ouvi sobre isso? Segundo meu irmão, alguns amigos dele, e emails que tenho recebido pelo blog, é a oportunidade de ouro que todo mundo quer. Amigos que receberam alguns brasileiros aqui, viram os dois lados, teve gente a turismo e sem responsabilidade e tem gente séria também, engajada.

3. O que eu penso sobre isso? A INICIATIVA é perfeita, mas é um programa que comeca agora e que até se "ajustar" muita grana vai rolar ( grana de vocês/parceiros que pagam impostos, eu pago os meus por aqui mesmo). Tudo vale a pena!! Eu conheco muita gente que veio para cá para fazer doutorado com bolsa paga e etc..e.....FICOU AQUI E ESTÁ AQUI ATÉ HOJE E BRASIL SÓ A PASSEIO!!! Então se um dos objetivos do programa é : vá, aprenda e volte...hhuummmmm. Não sei. Tem gente que veio, estudou e saiu correndo de volta para o Brasil também. Sou casada com um engenheiro finlandês, que morou dois anos no Brasil e quis voltar para cá. Conheco engenheiros que adoram o Brasil, moram no Brasil, mas acham mais seguro serem funcionários de empresas estrangeiras trabalhando no Brasil ( Brasil pagando mão de obra estrangeira). Tenho amigos engenheiros que vieram transferidos a trabalho para a Finlândia, moraram aqui anos e hoje estão no Brasil ( sempre trabalhando em empresas multinacionais). Então sobre o futuro...é complicadissimo falar alguma coisa visto que eu não sou vidente. Eu não sou paga para ver ou controlar a eficiência da coisa, mas se for uma coisa tipo "dá para colocar um parente na Europa" (isso acontece ainda no Brasil? Estou tanto tempo fora que nem sei..:P) ou enfim ser uma "bocada boa" quem não vai querer vir para o país onde os parâmetros "supostamente" são mais fáceis? Você leitor que não é hipócrita, eu te dou dois caminhos para seguir, um reto e fácil e outro com mais curvas e dificuldades, qual você vai querer?
Tem que ter um inglês intermediário viu? Ou seja o cursinho oferecido para a associacão de profissionais do sexo não conta!! Mas peraí, quem tem inglês intermediário no Brasil, se nós não temos inglês nas escolas publicas? ( Ok, foram criados vários programas emergenciais nas escolas publicas em prol da copa!!). Sem querer entrar nas questões sociais ( até porque, eu fiz parte da Elite brasileira e minha familia tem uma condicão de vida que apenas 15% dos brasileiros tem) geralmente quem fala inglês no Brasil fez um intercâmbio básico, ou pagou cursinho, ou é uma pessoa super esforcada e autodidata e se dedicou a lingua ( me lembrei agora de um documentario que vi na TV aqui na Amazônia no qual o guia-Indio falava um Inglês britânico perfeito, e eu me perguntava em que tribo ele teria aprendido com tanta perfeicão, visto que em muitos hoteis a coisa funciona na base do body language e da adivinhacão). Pois eu vou adorar conhecer e ajudar qualquer pessoa seja ela branca, preta, pobre ou rica, que fale bonito ou não ( se tiver mal hálito tô fora!!), que queira até mesmo "essa bocada" para poder subir na vida e volte ao Brasil com conhecimento e deixa por aqui os rastros de um brasileiro digno, inteligente, esforcado e batalhador. Quem vai fiscalizar isso? Eu sei lá...a mesma turma do bolsa-família !!! ( Que também é um projeto perfeito, que agora está dando os frutos e sendo melhor administrado). Meu irmão tem 23 anos, faz doutorado na USP e recebeu um convite do governo Finlandes para ficar 1 ano aqui desenvolvendo um projeto com Finlandeses ( a minha unica ligacão com isso foi um dia num passado remoto ter oferecido minha casa por 3 meses e um cursinho básico da lingua). Nada a ver com o projeto, mas ele tem pretencões de voltar ao Brasil ( isso se ele não se apaixonar por uma loira nórdica, casar, ter familia e por aqui ficar.) Um outro amigo que é físico, que estudou a vida toda em escola publica e conseguiu entrar numa faculdade federal e comia no restaurante de 1 real e passou o cão que o diabo amassou no Brasil, tá aqui ainda, casou e estão tentando filhos :). Conclusões? Comentários? Fica para a mesa do bar, depois da ultima aula e de preferencia lá no sujinho dos jardins :P

P.S: O comentário do post anterior foi devidamente apagado pelo fato dele ter ido parar em redes sociais, com uma repercussão que eu não desejo para meu bloguinho familia. 

Nenhum comentário: