segunda-feira, 4 de março de 2013

Mudando para a Finlândia porque casei

Você que casou com um finlandês e agora vocês decidiram morar aqui, e não tem idéia por onde comecar a viver, seus problemas acabaram! Na verdade só comecaram, até você se adaptar ao clima, a lingua, entender a cabeca dos finns, muitas lágrimas vão rolar, isso pode durar apenas 1 inverno ou muitos, depende de você. Mas como eu sou legal ( na verdade eu não sou legal, mas dessa vez eu vou ser), vou dar aqui o passo a passo burocratico ( que vai ser a primeira coisa chata ao chegar aqui, afinal burocracia é burocracia). Então tá, o avião pousou, vocês estão tomando café confortavelmente na sua casa e vem a  seguinte pergunta a sua mente..E AGORA JOSÉ?


  1. JUNTAMENTE com seu marido até a policia/ cartório e registre-se como residente da cidade para onde você mora com seu marido ou companheiro. Depois de se registrar no cartório, geralmente no mesmo prédio fica o escritorio de imigracão da sua cidade, dê entrada no seu primeiro visto, a tiazinha vai te dar um formulário para você preencher juntamente com seu marido/companheiro. Nesse formulário vão pedir para vocês contarem vossa história de amor e comprovar com fotos, cartas e emails, pq ninguém aqui quer dar o mole para casamentos arranjados certo?
  2. Se você casou no Brasil, tá na hora de casar aqui tbém. Você pode traduzir sua certidão de casamento, mas casar novamente vai sair muito mais barato em relacão aos custos de uma traducão ( eu sou uma idiota mesmo né? Perdendo clientes através destas dicas.) .Fora que vai ser super legal casar de novo com seu marido ( sou uma idiota romantica,eu já me casei 3 vezes com o Ismo!!) 
  3. Somente quando o seu visto for autorizado  ( você receberá uma carta da policia pedindo para você ir novamente lá e eles vão carimbar seu passaporte com o seu primeiro visto de permanencia válido por 1 ano.) você poderá ter acesso ao programa de adaptacão para estrangeiros e ao seguro social.
  4. Visto autorizado, passaporte carimbado, agora você JUNTAMENTE com seu companheiro ou um tradutor ( estamos juntos nessa heim?) comecará a sua via crucis burocratica, vá ao KELA ( é o escritorio de previdencia social finlandesa) munida/o de seu passaporte e visto, preencha os formularios e entregue juntamente com uma foto 3X4 ( caso vc nao tenha carteira de motorista).
  5. Vá ao escritorio do trabalho e registre-se como desempregada/o a procura de cursos de finlandes ou empregos. Lembre-se é sua responsabilidade buscar esses cursos. Eles vão te dizer se tem vagas ou não, caso não tenha você tem que sempre procurar e perguntar sobre um curso, o governo paga para você estudar uma média de 800 euros por mês ( mas na sua mão, você vai ficar com uns 690,00 quando retirarem os impostos).
  6. Você tem carteira de motorista brasileira? Quer ter uma finlandesa? As leis mudaram, porém no periodo de 1 ano você vai ter a mamata de apenas pagar um exame médico e transferir a sua carteira, se deixar passar esses 12 meses vai ter que fazer todo o processo e vai te custar no mínimo 1.500 euros.A lei vai mudar de novo viu? Em 2014, vai ser OBRIGATÓRIO, fazer também as provas de direcão, o que no momento não é. Algumas cidades já pedem que você faca, pois aqui na Finlandia as cidades têm poder independente.
  7. Dentro do periodo de adaptacão ( que dura 3 anos) você terá direito a um tradutor pago pelo governo ( olha eu aí de novo!!) para acompanhar você em assuntos governamentais ( social, emprego, médico, policia), e receberá para estudar.Por isso aproveite a chance e estude mesmo! Não sente a bunda na cadeira da escola e reclame da lingua, ninguém pediu para você vir para cá, você veio porque quis e porque se apaixonou não foi? Hora de viver!!! Ea vida baby, não é só amor, estudar vai ser sua primeira responsabilidade aqui, e já aviso, fácil não é, muito menos impossível.Mas na minha pespectiva de vida, qualquer ser humano que se mude do Brasil para Finlândia, tem que estar pronto para a luta, afinal vc não está mudando para o Paraguai, vc tá mudando para o outro lado do mundo.The end lândia, heeelloo!!
Porque eu aconselho você sempre fazer tudo com seu marido ou com um tradutor? Por mais que você fale perfeitamente inglês, eu tenho uma coisa para te dizer, finlandeses são super, hiper, preconceituosos ( "aii jura??? Não creio, meu amigo me trata tão bem!" Foda-se o seu amigo, estamos falando de uma nacão em geral, os meus amigos também me tratam bem). Você indo sozinha resolver suas coisas, eles vão te dar informacão pela metade, dificultar sua vida e rezar para que você desista de morar aqui, essa é a verdade. Se você for com seu marido: Eles vão te dar as informacões que quiserem dar, porém serão mais educados e honestos porque um finlandês estará falando com eles na lingua deles. Se você for com um tradutor e seu marido, as coisas se resolverão milagrosamente muito mais rápida, porque o tradutor entende das leis também e o oficial de justica sabe disso.Um outro detalhe, tudo aqui são taxas, vocë vai pagar pelo visto, pelo kela, pelo casorio, não me arrisco a dar valores pois cada cidade é um preco, mas de graca, vc só vai ter a oportunidade de trabalhar. Lembrei: Registrar-se como residente não é visto, ok? Visto é o carimbo no seu passaporte e a cartinha que vc recebe em casa.

Cheguei nesse país falando Inglês e posso dizer com todas as palavras, minha vida só melhorou depois que aprendi o finlandês. Finlandeses dão um valor maior para estrangeiros que pelo menos tentam falar a lingua deles ( com excessão de estrangeiros ricos e famosos como a esposa do ministro gato ). Então se você não for nem rico nem famoso, você terá que fazer todos os passos acima citados.Boa sorte!

2 comentários:

Juliana disse...

Adorei seu post Ayla, e concordo com contigo em gênero, número e grau rsrs. De tudo o que você colocou a unica coisa que me falta é o curso de finlandês começar, não vejo a hora pois já estou ficando a beira da loucura de não entender quando estão falando perto de mim.

Unknown disse...

MUITO LEGAL ESSE POST!AMEI!