quarta-feira, 24 de abril de 2013

HELSINKI SANOMAT

Helsinki Sanomat é o jornal mais lido na Finlândia toda, mesmo quem não mora em Helsinki quer saber as notícas da capital. Então eu decidi pelo menos uma vez por semana escrever no blog sobre algumas noticias que estão acontecendo aqui na Finlândia, para manter os brasileiros por dentro de todo o "babado" mais discutido no país. O assunto mais comentado ( 2 semanas e só se fala disso, até esqueceram o urso super star!!) é o caso de um professor em Helsinki que teve a licensa para lecionar suspensa temporariamente. o caso foi o seguinte: Um garoto de 16 anos estudante no ensino básico, estava no refeitório comendo, ele estava comendo com o gorro na cabeca, o professor disse que ele deveria tirar o gorro da cabeca enquanto comia, pois é o que manda a educacão, e se ele não fizesse isso, que se retirasse do refeitorio. Como o garoto não se retirou, o professor se exaltou e pegou ele pelo colarinho e o empurrou para fora do recinto. Pois bem, o amigo do garoto que havia filmado tudo, mostrou o video na internet, e fizeram um BO dizendo que o professor teria agredido o aluno. O ministerio da educacão afastou o professor, e deu se a onda de discussões e protestos em Helsinki. As opiniões são divididas, porém uma marcha com 300 professores foi feita em defesa do colega na frente do senado, alegando que tanto os alunos, quanto os professores merecem paz no trabalho/aula. E que a situacão educacional atual na Finlândia, é que os pais atribuem a educacão total dos filhos ao sistema, e os professores estão cansados dessa responsabilidade. Muita gente diz, que o professor foi infantil e se rebaixou ao nível do aluno. Mas eu me pergunto, será que essa situacão não foi a gota dágua para ele? Não sou eu quem vai julgar...continuando....
Mesmo com os protestos e abaixo assinados, o ministerio não voltou atrás e está analizando se vai suspender e cassar o diploma dele por falta de ética. Até agora, ele foi demitido e está sem salário, o que tem causado dificuldades para um pai de 2 criancas. Eu sinceramente, gostaria que o menino falasse em publico que agiu mal, porque é fruto de uma má educacão e o professor pedisse desculpas por ter se exaltado e tudo fosse esquecido, porém a vida não é simples como deveria ser. Então, temos que esperar o resultado do processo, mas confesso que rezo por ambos :) O video para quem quiser ver, o professor é o de preto. E o menino que está filmando está falando assim : " Um homem adulto se comportando como um menino de 15 anos, e ainda por cima sendo um professor!!"

Até agora ele pelo menos foi inocentado da acusacão de agressão. Os policiais viram no video, apenas um empurrão e como o professor foi defendido por muitos alunos e colegas, a acusacão foi ignorada. Uma outra pegunta a ser respondida é a seguinte : "Até que ponto, um professor na Finlândia pode usar de forca fisica para intimidar um aluno?" Pela lei..."Apenas em casos extremos, por exemplo caso o aluno tenha em seu poder uma arma de fogo, uma faca, ou qualquer objeto que ameace tanto ao professor quando os outros alunos!!"
Ou seja pela lei, o professor não deveria JAMAIS sequer ter empurrado o aluno. Eu fico pensando o que aconteceria se esse professor do video abaixo fizesse o que ele fez aqui na Finlândia:


Nenhum comentário: