domingo, 28 de abril de 2013

Sobrenomes finlandeses

Eu dou muita risada de alguns sobrenomes finlandeses,mas cansei de dar risadas sozinhas, vou distribuir sorrisos. Vou contar primeiro como surgiram os sobrenomes por aqui. Os primeiros sobrenomes surgiram de acordo onde as familias moravam, como a Finlândia era pura floresta, era mais ou menos assim a familia que morava na montanha, a familia que morava perto do riacho, com o tempo o povo deu uma pirada, tinha gente que colocava o sobrenome de animal ou de comida ( ainda existem sobrenomes esdruxulos, mas A LEI permite que uma pessoa possa mudar seu nome e sobrenome se ela quiser, mas o nome de batismo fica sempre registrado em cartório para evitar dupla cidadania ou fraudes, porém os documentos ficam todo no novo nome). E depois do nome escolhido era colocado o sufixo NEN.

Alguns exemplos:

  1. Roosa Mäki ( colina pequena) + NEM= Roosa Mäkinen= Rossa colina pequena.

  2. Eija Orava = Eija esquilo
  3. Marku Sikanen = Marku porco pequeno
  4. Tanja Romu= Tanja lixo
  5. Lotta Hikipää= Lotta cabeca suada ( meeddoooo!!!)
Ou então o sobrenome era de acordo com a profissão, exemplo:
  1. Juhani Suutari ( João o sapateiro)
A maioria dos sobrenomes terminan em NEM, o meu é Huovi. Na época da primeira guerra o tataravô do Ismo escolheu esse sobrenome e significa soldado. Existe o HUOVINEN também, mas é diferente do HUOVI, o tataravô fez um "registro de exclusividade de sobrenome" somente os ancestrais dele e descendentes poderiam usar o sobrenome Huovi. Quando eu me casei eu optei por tirar todo o meu longo sobrenome português e deixar só o Huovi. Mas se o Ismo quisesse colocar o meu sobrenome no nome dele tbém era possivel, desde que não ultrapasse 4 nomes ( incluindo o primeiro nome).

Agora vem a parte que eu dou risada, já vi nomes do tipo: Marja Pulska-Orava  ( Senhora Marja esquilo gordo!!) O sobrenome da mulher era "pulska" e ela casou e colocou o do marido "Orava"..aí ficou essa combinacão linda!!

Eu tô bem na fita...AYLA PATRICIA HUOVI ( Ayla Patricia, a soldada!!) E quem meche comigo? Ainda vou dar muita risada desses sobrenomes escrotos...rs

Nenhum comentário: